
Você foi imprimir e deparou com a impressão riscada? Descubra agora como resolver este problema bastante comum para quem utiliza impressoras jato de tinta.
O que causa a impressão riscada?
Impressão riscada e falhas listradas na impressão são alguns dos sintomas mais comuns que evidenciam que uma limpeza de cabeçote precisa ser feita.
Nesses casos é um sintoma comum das impressoras a jato de tinta que não ocorrem nos modelos a laser.
Com o tempo ocorre o acúmulo de sujeiras e resíduos na cabeça de impressão do equipamento que desalinham e sujam o cabeçote.
Mas fique tranquilo porque isso é normal de acontecer porque a impressora acaba acumulando sujeiras minusculas que modificam seu perfeito funcionamento.
Dicas para evitar a impressão riscada
Impressoras costumam apresentar problemas em locais com muita poeira e calor. Em locais quentes o problema também atinge a tinta sublimática que pode reagir ao calor e entupir os sistemas.
Por isso lembre-se sempre de manter a impressora em local arejado e climatizado.
- Impressoras Epson precisam de ambiente de trabalho com temperatura máxima de 30ºC.
- Não deixe a impressora perto da prensa térmica
- Ligue e desligue a impressora todos os dias: Quando liga ela executa uma breve limpeza de rotina
- Realize a limpeza de cabeçote no mínimo duas vezes por mês
Como resolver o problema da impressão riscada?
Vamos aqui usar como exemplo uma impressora Epson que é a mais usada e recomendada para sublimação.
Verificando os Jatos

Realizando a limpeza de cabeçote

Abra o menu do windows, digite impressoras e quando aparecer a opção “Impressoras e scanners” e clique, Dentro da sessão, seleciona o modelo da sua impressora Epson e clique em “gerenciar”.

Dentro da janela que irá abrir, selecione a aba “Manutenção” e dentro dela selecione a opção “Limpeza de Cabeçote”.

Aguarde a limpeza do cabeçote ser realizada. É normal que essa ação leve alguns minutos por isso fique tranquilo e mantenha o computador ligado.

Após a limpeza ter sido executada, ele vai abrir uma janela de finalização. Selecione a opção “Imprimir modelo de verificação dos jatos”

A impressora vai imprimir uma folha para você verificar se está tudo em ordem.
É possível que o problema não se resolve apenas com uma limpeza.
Há casos em que usuários executam a limpeza de cabeçote por 15 vezes até que a impressão volte ao normal enquanto outros usuários precisam apenas de 3 limpezas.
É uma questão de bom senso, se você limpou 15x ou um pouco mais e não obteve resultados você deve procurar a assistência técnica de sua confiança.
Observação: Como medida de manutenção preventiva a limpeza pode ser executada apenas uma vez.
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