Dia Internacional da Mulher – História e Estampas

 

Emblemática em grande parte do planeta, o Dia Internacional da Mulher é o símbolo do empoderamento feminino na sociedade e remete a lembrança ao episódio do dia 8 de março de 1857 quando pela primeira vez um grupo de operárias de uma fábrica têxtil de Nova York nos Estados Unidos entrou em greve.

 

Já naquela época, as mulheres recebiam apenas 1/3 do salário dos homens exercendo as mesmas funções, suas condições de trabalharam eram péssimas e há muito lutavam pela redução da carga horário de 16 para 10 horas diárias.

 

 

A greve foi respondida com brutalidade e as operárias foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 trabalhadoras foram mortas, em um ato brutal e selvagem contra as mulheres.

 

Anos depois em meados de 1910, 1.500 mulheres aderiram às reivindicações por igualdade econômica e política. A paralisação durou 13 semanas e provocou o fechamento de mais de 500 fábricas de pequeno e médio portes.

 

 

Depois de tantas décadas de lutas e conquistas, hoje o que temos que comemorar, é cada avanço, cada dado estatístico, cada mudança de hábito cultural que  diminuam a todas as formas de violência (física, psicológica, sexual e moral) contra a mulher.

A cada 2 minutos, 5 mulheres são violentadas e 15 morrem por dia vítimas de agressão masculina.

Ainda existem muitas mulheres que ganham um salário menor que o homem que exerce a mesma função, que realizam dupla jornada trabalhando dentro e fora de casa, que vivenciam situações de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, que são objetificadas, rotuladas, discriminadas ou estupradas.

Assim, convidamos você a lembrar desta data como símbolo do empoderamento feminino e como um momento de refletirmos como as mulheres são tratadas e posicionadas em nossa sociedade.

Afinal de contas, não nos cabe dar parabéns neste dia e esquecermos do papel de todos os dias.

 

Compartilhe

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *