Caneca Nacional x Caneca Importada: Qual diferença?

Ao comprar canecas para sublimação, você já deve ter se deparado com as diferentes distinções dela como “Nacional ou Importada“.

Mas, como decidir se você não sabe a real diferença entre elas?

É por isso que vamos explicar aqui o que muda na sua vida na hora de escolher qual que você trabalhará. 

Tudo começou com a Caneca Importada

Quando a sublimação surgiu no Brasil, as canecas de cerâmica foram a grande sensação do momento, tomando o lugar de carro chefe desse nicho.

As canecas de cerâmica começaram a vir da china em grandes quantidades e a partir de 2010 o número de importações cresceu tanto que todos começaram a olhar com mais atenção para elas.

Elas realmente vinham muito baratas para o Brasil porque a taxação de impostos para elas na época era realmente muito baixa.

Até que surgiu a Caneca Nacional

A indústria brasileira, percebendo o alto crescimento no número de importações questionou o governo brasileiro.

A dúvida era simples: Porque as canecas vinham tão baratas pra cá, enquanto havia uma industria aqui no Brasil que também as fabricava?

Isso no entendimento dos empresários brasileiro prejudicava o setor, já que supostamente vendiam as mesmas canecas também e pagavam mais impostos.

A alegação foi um tanto óbvia: As canecas importadas são especialmente resinadas para sublimação e não existe uma linha no Brasil fabricada exclusivamente para esse nicho.

Foi aí que surgiram as primeiras linhas de canecas nacionais para sublimação, causando uma grande revolução no assunto.

A crise de importações em 2018

Nas vésperas do Dia dos Pais em 2018, uma empresa errou na documentação e classificou como cerâmica um produto de outro tipo.

Isso causou um enorme transtorno, já que a fiscalização na alfandega decidiu inspecionar container por container.

Houve uma escassez geral de canecas e foi o impulso necessário para que a industria nacional de canecas para sublimação se apresentasse como uma alternativa de qualidade.

Qual a diferença real entre Caneca Nacional ou Importada?

Compará-las é uma questão de preferência. O mercado de maneira geral se acostumou ao longo do tempo com as características da Caneca Importada.

As únicas diferenças entre elas estão nos aspectos relacionados a sua forma e no brilho da resina o que não influi em qualidade apenas em métodos e processos minimamente diferentes.